quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Roger Franco


Essa dica não é nada nova... Postei anteriormente o cd do David Quinlan, e lembrei que o guitarista dele é um cara que faz estrago na guita. Um cara que surpreendentemente, se destaca no meio gospel pela qualidade de som, e pela tecnica apurada.

Vai ai  uma dica pra quem curte música instrumental, altos solos de guita, bases bem trabalhadas.

Vale a pena conferir, o cara é bom e som dele é bom também!

Faça o download aqui.

Visite o Site de Roger Franco.

sábado, 26 de setembro de 2009

David Quinlan - No infinito deste amor.



Bem pessoal, pra quem ainda não sabe, já saiu o novo cd do PFG - David Quinlan, o título do cd é: No infinito deste amor.

Tá bom demais, tem músicas abençoadas, e muito bem trabalhadas. Pra quem gosta de ouvir boa música, com detalhes riquíssimos, tanto instrumental, como vocal e também na produção. Só ouvindo pra poder conferir.

Vale a pena conferir.

Faça o Download aqui.

sábado, 12 de setembro de 2009

1 mês da morte de Lester William Polfus - Les Paul (1915-2009)

Les Paul, o guitarrista e inventor que mudou o curso da música com a guitarra elétrica e as gravações em múltiplos canais, morreu na quinta-feira, dia 13 de agosto de 2009, aos 94 anos.

De acordo com a fabricante de guitarras Gibson, Paul morreu em consequência de complicações causadas por uma pneumonia no White Plains Hospital, onde estava internado. Sua família e alguns amigos próximos estavam a seu lado na hora da morte.

Como inventor, Paul ajudou no surgimento do rock'n'roll e das gravações em vários canais, que permitiu aos artistas gravar diferentes instrumentos em momentos distintos, fazer um coral usando a voz de uma única pessoa, e então, cuidadosamente, equilibrar as "faixas" em uma gravação final.

Em 1952, a Gibson começou a produzir a guitarra Les Paul, que, ao longo dos anos, tornou-se uma das mais usadas na indústria da música e o modelo favorito de grandes nomes do rock, como Pete Townsend do The Who, Steve Howe do Yes, e Jimmy Page do Led Zeppelin.

Guitarrista de jazz, Les Paul colecionou vários sucessos em sua carreira, vários ao lado de sua esposa, Mary Ford. Entre 1949 e 1962, ele ganhou 36 discos de ouro e conquistou 11 vezes o primeiro lugar nas paradas, com hits como "Vaya con dios," "How high the moon," "Nola" e "Lover".

Um pouco da História.

Começou a se interessar por música aos oito anos de idade, quando começou a tocar gaita. Logo aprendeu banjo e posteriormente guitarra. Aos 13 anos de idade já era guitarrista de música country e já tocava profissionalmente.

Após participar de algumas bandas, Paul lançou seus dois primeiros discos em 1936: um deles com o nome de Rhubarb Red, e outro como músico da banda de Georgia White.









As Guitarras.

Após anos fabricando suas próprias guitarras e inovando com novos modelos e características de fabricação, cria uma das primeiras guitarras com corpo de madeira sólido. A Gibson Guitar Corporation fabricou algumas dessas guitarras, mas não quis assiná-las com logo da marca. Após alguns anos, a fabricante mudou de idéia: Gibson Les Paul é uma guitarra usada no mundo todo, tanto por profissionais quanto por amadores. Guitarras Les Paul vêm sendo usadas por: Jimmy Page, Ace Frehley, Joe Perry, Adrian Smith, Peter Frampton, Duane Allman, Gary Moore, Paul McCartney, Jeff Beck, Eric Clapton, George Harrison, Phil Campbell, Buckethead, Gary Rossington,John Fogerty, Slash, Pete Townshend, Tommy Thayer, Daron Malakian, Randy Rhoads, Zakk Wylde, Dave Grohl, Kirk Hammett, Marcus Siepen e Billie Joe Armstrong.

Outras Invenções.

Gravação Multicanal.

Les Paul foi também o criador da gravação multicanal. Em 1948, a Capitol Records lançou uma gravação que havia começado como um experimento na garagem de Paul, intitulada "Lover (When You're Near Me)", na qual Paul tocou oito partes diferentes na guitarra, algumas gravadas em meia velocidade, portanto soando no dobro da velocidade quando tocadas normalmente para a produção da gravação master. ("Brazil", similarmente gravada, estava no lado B.)

Esta foi a primeira vez que gravação multicanal foi realizada. Estas gravações não foram feitas com fita magnética, mas com discos de acetato. Paul gravava uma trilha em um disco e então gravava a si mesmo tocando uma segunda parte junto com o disco em um segundo disco e assim sucessivamente. Ele construiu a gravação multicanal com trilhas sobrepostas, ao invés de paralelas como ele mesmo fez mais tarde. Até chegar em um resultado com o qual estava satisfeito, ele descartou aproximadamente 500 discos de acetato.


quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Maestro é "professor" de guitarra a laser

por Clara Maranhão, retirado do blog de Beluthier

Eu conheço ao menos meia dúzia de pessoas que tentaram aprender a tocar violão ou guitarra e acabaram desistindo. Se você é um desses, vai gostar de um dispositivo criado pelo designer Eugene Cheong.


Chamado Maestro, o aparelho pode ser acoplado a qualquer guitarra. A idéia é a seguinte: coloque suas músicas preferidas (em MP3, Wav ou Midi) em um cartão SD, o qual será inserido no dispositivo. Então, ele converte as canções em tablaturas e, com feixes de laser, projeta no braço da guitarra as cordas que você deve tocar!





















É  claro que é preciso ter alguma familiaridade com o instrumento (além de um bom ouvido e um pouco de ritmo) antes de achar que poderá sair tocando seguindo as "luzinhas", mas certamente o equipamento pode dar uma boa ajuda, além de ser uma maneira simples deaumentar o repertório.

Pena que o Maestro é apenas um design sem qualquer previsão de produção comercial... Se criarem, eu compro! (Texto extraído).


Particularmente, não sei se compraria, acho que eu me acomodaria com essa aparelho, seria algo que não contribuiria muito para o crescimento musical. Mas ta ai, se for realmente produzido, vai ser bastante útil pra quem quer sair tocando algumas músicas, mesmo sem saber nada de notas ou de harmonia.

Paz!

terça-feira, 1 de setembro de 2009

Dica de Pedais de guitarra.

Vai ae uma dica pra quem curte um som bem pesado com um timbre bem legal.

Sabemos que nem todo mundo tem grana pra poder montar um setup com pedais de 1ª linha, tipo Boss, Dunlop, MXR... Dai se torna necessário um pesquisa pra poder ter um som bom com um pequeno investimento.
Dai vai uma dica. A Victória Amplifier, lançou uma linha de pedais de ótima qualidade e com um preço bem acessível.

O pedal Dragon Rat, quase se iguala ao Boss ds-1, com regulagem de drive, volume e filtro, com um design bonito e que ocupa pouco espaço no case sem pesar demais.






Paz!